CAPACITAÇÃO DISCUTE ATUAÇÃO DO EXTENSIONISTA COM O PÚBLICO IDOSO

• EVENTO FOI REALIZADO NO CENTRO DO IDOSO EM SÃO MARTINHO

Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 14/06/2019 às 08:15   |   Imprimir

Extensionistas da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí participaram, na sexta-feira (07/06), de uma capacitação para atendimento ao público idoso. A atividade foi realizada no Centro de Convivência do Idoso, em São Martinho.
            "A população de idosos no Rio Grande do Sul irá mais que duplicar no período de quatro décadas. Em 2060, a proporção de pessoas com idade acima dos 65 anos saltará dos atuais 12,7% para 29%", disse o gerente da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Carlos Turra.

Durante o encontro, o assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Prefeitura de Ijuí, Cláudio dos Santos, falou sobre políticas públicas, dentre elas a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso.

No cenário apresentado por Santos, apareceram as seguintes questões: feminilização da velhice (para cada 100 mulheres existem 76 homens); a sexualidade é vista como tabu; o idoso normalmente é o responsável pelo sustento da família; o idoso sofre exploração financeira e patrimonial,além de violência psicológica. "A questão da violência é complicadíssima, normalmente praticada pelos filhos", disse Santos.

Contudo, o agente social poderia intervir de muitas maneiras, fazendo o contato direto e pessoal, dialogando e, acima de tudo, demonstrando sensibilidade.  Ainda durante a capacitação, a ex-extensionista da Emater/RS-Ascar, graduada em Artes Plásticas, Lorna Schweig, demonstrou exercícios da Dança Sênior, desenvolvida por médicos, na Alemanha, na década de 1970. Sentado na cadeira, o idoso pratica exercícios para memória, equilíbrio, lateralidade, relaxamento e alongamento.

Em São Martinho, sede do encontro, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar desenvolve ações com um grupo de 59 idosos. Além disso, a equipe de extensionistas atende um grupo de 13 idosos, uma vez por semana. As atividades são realizadas no Centro de Convivência do Idoso, em parceria com o Núcleo de Apoio à Atenção Básica, Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com a Assistente Técnica Regional Social, Silvana Canova, que coordenou a capacitação, a região de Ijuí - envolve 44 municípios das regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí-, possui 3.862 idosos atendidos pela Emater/RS-Ascar.

No Brasil, a população de idosos, em 2010, era de 21 milhões (IBGE). Para 2050, a expectativa é que este número aumente para 64 milhões.